Foto: Liceu Santista
Alunos durante treinamento e ajustes no robô para o Torneio Brasil de Robótica
Alunos do Fundamental 2 se preparam
para o Torneio Brasil de Robótica

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental já estão se organizando para o Torneio Brasil de Robótica (TBR), que este ano traz o tema "Turismo sustentável". Sob a orientação da professora Cláudia Villas Boas, os liceístas já iniciaram o reconhecimento do tapete oficial, a adaptação dos robôs para a realização das missões e o treinamento que antecede a fase eliminatória. Apenas quatro equipes, uma de cada ano, chegarão à final do torneio, que será realizada no dia 28 de setembro.

O tapete de provas é dividido em 10 missões: lixo orgânico, coleta seletiva, turistas, árvores, abastecimento de água, funcionários do hotel, dinheiro, índios, geração de energia e equilíbrio. Para a realização de cada uma dessas missões, as equipes precisam programar o robô para a realização de tarefas como, por exemplo, recolher o lixo dos pontos turísticos e levá-lo para o local de descarte correto, realizar a ligação do encanamento que liga a represa ao hotel, instalar o painel de energia solar no suporte do hotel entre outras. O grupo que finalizar o maior número de missões em até dois minutos e meio, seguindo todas as regras pré-estabelecidas, vence a disputa.

Desenvolvimento

A Organização das Nações Unidas instituiu 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. O objetivo é reconhecer o potencial do turismo sustentável como um dos principais setores de geração de emprego do mundo, pois na medida em que ele oferece oportunidade de subsistência, ajuda a reduzir a pobreza e direciona as atividades produtivas para o desenvolvimento e inclusão social também é um meio de conscientização e proteção do meio ambiente.

2017 | Liceu Santista | todos os direitos reservados