Foto: Liceu Santista
robotica 01
Alunos conhecem as ruínas de um dos primeiros engenhos de açúcar do Brasil
Alunos do 7º ano EF conhecem
as ruínas do Engenho dos Erasmos

O Engenho São Jorge dos Erasmos é um dos primeiros engenhos de açúcar do Brasil, construído em 1534. Suas ruínas, hoje, são objeto de estudos de historiadores, arquitetos, biólogos, arqueólogos, geógrafos entre outros profissionais.

Por meio de um estudo interdiciplinar, envolvendo História, Geografia e Ciências, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de visitar as ruínas que constituem um dos raros conjuntos histórico-arquitetônicos remanescentes do início da ocupação europeia em solo brasileiro.

Acompanhados pelo coordenador Lucas Lamosa e pelo professor de História Marcus Vinícius de Castro Santos, os liceístas caminharam pelos espaços que restaram da construção.

Com o auxílio de monitores, os estudantes receberam informações a respeito de meio ambiente, bem como os contextos histórico e geográfico, incluindo o trabalho escravo dos indígenas, a mata adjacente às ruínas e as escavações arqueológicas realizadas no local há alguns anos.

2017 | Liceu Santista | todos os direitos reservados