Câmara Jovem está com inscrições para jovens vereadores

A Câmara Jovem de Santos está com inscrições abertas para a legislatura 2018 do programa, que elegerá 21 estudantes de escolas públicas e privadas da cidade. Podem concorrer ao cargo de jovem vereador alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. Os estudantes, escolhidos por votação em seus respectivos colégios, vão vivenciar a rotina de um vereador de abril a dezembro de 2018, podendo, por exemplo, fazer indicações ao prefeito e sugerir projetos de lei.

Os alunos interessados em participar devem procurar a vice-diretora Neide Maria ou a orientadora Rita de Cássia. O pleito será realizado nos dias 12, 13 e 14 de março na própria escola. Podem votar estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A sessão solene de posse está agendada para o dia 4 de abril na Câmara Municipal de Santos.

Como o número de instituições participantes já é maior que o de cadeiras no Legislativo, todos os colégios terão a oportunidade de participar do processo eleitoral, mas serão eleitos os 21 jovens vereadores mais votados das escolas que tiverem a maior porcentagem de alunos votantes.

Nas duas legislaturas anteriores, quatro liceístas integraram o projeto: Fernando Flórido de Rezzende e Rodrigo Bastos Galvão (2014 / 2015), Mariana Dezotti Rüegger e Matheus Giovanetti (2016), Enzo de Andrade e Matheus Giovanetti (2017).

Participação político-cidadã

O intuito do programa Câmara Jovem de Santos é fomentar a participação político-cidadã dos adolescentes da cidade, estimulando o protagonismo juvenil e formando uma geração atenta e crítica às questões sociais.

Atuam em parceria com a Câmara Municipal a Secretaria Municipal de Educação, a Diretoria Regional de Ensino, OAB Santos, Justiça Eleitoral de Santos, Movimento Voto Consciente de Santos, Sesc Santos, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Juventude e de Educação e o Fórum da Cidadania.