Diretora do IPECI conversa com alunos sobre Iniciação Científica

Os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio tiveram um encontro com a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UniSantos, Profª Drª Adriana Florentino, que pode mudar a vida deles. Ela veio conversar sobre os programas de educação científica voltados para essa faixa etária: Expedição Científica, Iniciação Científica e Mostra Científica, que estão com as inscrições abertas. Participar dessas atividades é uma oportunidade para que os liceístas descubram uma vocação científica, desenvolvam o pensar científico e criativo e tenham um diferencial na formação e no currículo.

O Programa de Expedição Científica proporciona aos alunos vivenciarem a universidade antes mesmo de sua chegada. Por meio de atividades experimentais práticas desenvolvidas nos laboratórios da UniSantos, eles terão acesso a conteúdos das diversas áreas do conhecimento, como Arquitetura e Urbanismo, Bioquímica, Cosmetologia, Eletrônica, Fármacos, Geofísica aplicada à exploração do petróleo, Geociências, Geologia, Biotecnológicos, Química ambiental, Química orgânica, Sensores e circuitos integrados, Tradução e interpretação.

O Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio tem o intuito de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos, além de incentivar talentos potenciais em atividades de educação científica, tecnológica ou artístico-cultural. Nesta modalidade, voltada exclusivamente para estudantes do 2º ano, eles desenvolvem projetos sob a orientação de professores da universidade também em diferentes áreas do conhecimento.

Na Mostra Científica, que será realizada no segundo semestre, os alunos têm a possibilidade de expor seus projetos científicos realizados na escola ao longo do ano letivo. A participação é aberta a todos.