Formandos do 9º ano EF partem para próxima etapa de estudos

A formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental marcou a passagem dos liceístas para o próximo nível de estudos, desta vez no Ensino Médio. Muitos professores, funcionários, familiares e convidados prestigiaram o evento, realizado na segunda-feira, 18 de dezembro, no ginásio poliesportivo da escola. Momentos de alegria e de descontração foram compartilhados pelos formandos, que em 2018 iniciam nova jornada.

A celebração litúrgica foi realizada pelo coordenador de Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, e pelo aluno Israel Figueiredo com a leitura do Evangelho de Lucas (1, 39-46).

Oradores

Em seu discurso, a oradora Maria Fernanda de Jesus Neves, do 9º ano A, lembrou dos colegas da turma, desde aqueles que chegaram à escola “muito pequenos e dependentes” até os “recém-chegados”. A aluna também homenageou os pais, “que confiaram ao Liceu a missão de ensinar, pois o mesmo sempre zelou pela boa ética, valores e profissionalismo, que levaremos para sempre, independentemente do rumo que cada um vai seguir.” E finaliza: “Não podemos esquecer de registrar nossa gratidão a cada professor que fez parte da jornada do 9ºA, imprimindo com seu jeitinho peculiar doces lembranças que levaremos para o resto de nossas vidas”.

A oradora do 9º ano B, Ana Beatriz Lopes Simões, citou o dia a dia com os amigos. “Pude perceber que esses anos em que estivemos juntos foram realmente indispensáveis para nos conhecermos melhor, primordiais para nos respeitarmos e estabelecermos uma relação de confiança e necessários para que nossa amizade crescesse a cada dia. Foi nosso alicerce para crescermos intelectualmente e amadurecermos emocionalmente.”

Mariana Dezotti Rüegger, oradora do 9º ano C, lembrou que a caminhada dos alunos continua no próximo ciclo de estudos, o Ensino Médio. “A responsabilidade traz o esforço, uma palavra tão simples, porém tão difícil de consegui-la, principalmente do adolescente. Muitos almejam algo grande para si, e isso é maravilhoso, pois, como Fernando Pessoa disse, “o homem é do tamanho dos seus sonhos”. Entretanto, poucos se movimentam para alcançá-lo. Somente por meio da dedicação e do estudo é possível realizar um sonho. O Ensino Médio nos trará esta ideia, a ideia de correr atrás do que queremos para nós mesmos e lutar por isso.”

Paraninfo

O professor de História, Marcus Vinícius Castro Santos, foi eleito paraninfo pelas turmas. Num discurso emocionado, agradeceu a oportunidade de conviver com os formandos ao longo do período letivo e a riqueza das discussões em sala de aula.

As classes elegeram ainda a professora de Língua Portuguesa, Cecília Queiroga de Jesus Alves, e a funcionária Rosilda de Mello como homenageadas especiais. A mesa solene foi composta pela diretora Cláudia Cristina Taboada Mathias Santiago, vice-diretora Neide Maria Santos, coordenadora Alcielle dos Santos e pela secretária Teresa Cristina Rodrigues Alves.