Multirreferências reúne produções dos alunos

Projetos interdisciplinares produzidos ao longo do ano por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio foram expostos durante o Multirreferências da Ciência e da Arte, evento que integra as diferentes áreas do conhecimento e contextualiza a prática pedagógica. No sábado, 28 de outubro, centenas de visitantes tiveram a oportunidade de prestigiar a exposição, que contou com vídeos produzidos pelos estudantes, instalações, encenações bilíngues e salas temáticas.

De caráter multiplicador, este ano a exposição buscou inspiração em temas meio ambiente e sustentabilidade, enigmas do tempo, iniciação científica, espiritualidade, culinária, saúde, contos e poesias, atualidades, cidadania, arte e literatura, além de atividades produzidas de forma interdisciplinar.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos sob o olhar atento e minucioso dos professores e coordenadores pedagógicos, conferindo significância durante todo o processo de aprendizagem.

Espaço de Arte

A programação do Multirreferências 2017 contou também com a inauguração do Espaço de Arte Maria Helena Machado Guimarães, uma homenagem à ex-diretora do Liceu Santista por sua grande dedicação ao Liceu Santista, em especial, e às artes em geral. A primeira exposição foi montada pela professora Andréa Lopes Dall´Antonia, de Artes, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

“Da Guernica ao Instagram: expressão artística como forma de denúncia social” foi o tema do trabalho desenvolvido com os liceístas. O famoso quadro foi pintado por Pablo Picasso em 1937 em resposta ao bombardeio alemão à cidade de Guernica, no País Basco. Oitenta anos depois, a Guernica dos alunos do 5º ano propõe uma reflexão sobre os problemas atuais em tom documental. A ideia da releitura é trazer de volta a capacidade do ser humano de se envolver com o seu semelhante e sentir-se comprometido com a equidade e bem-estar coletivo.

Destaques

Fé e Caridade: Um traço de Deus que Maria deixou (Grupo 2 ao Ensino Médio), “Corpo e Arte” – Vivência inspirada nas obras de Houxe Que, Rashad Alakbarov e José Bechara (Integral), Cozinha Maravilhosa do 1º ano, Sarau poético (2º ano), Contos maravilhosos (3º ano), Por que: O que as crianças perguntam? (Ampliado), Revista eletrônica (4º ano), Intervenção Social através da Arte (5º ano).

Rio, a Mata e o Homem / Preceitos Extraordinários (6º ano), Journey Through English / Os enigmas do tempo, unindo a Matemática e a Leitura (7º ano), Independência nas redes sociais / Exposição: Sólidos Geométricos / Memórias da minha vida: mudanças biológicas e sociais que vivi / Cartografia Tátil (8º ano), Língua Portuguesa: imagens e ideias / Matemática no cotidiano (9º ano).

Ciência em imagens (1º ano EM), Matemática e as demais ciências do conhecimento (1º e 2º ano EM), Iniciação científica – Mostra dos projetos dos alunos concluintes (2º e 3º ano EM).