Nova edição de Cadernos do Liceu Santista reúne nove artigos

A publicação Cadernos do Liceu Santista chegou à sua 20ª edição, consolidando-se como um espaço de expressão para alunos, ex-alunos, professores e funcionários que discorrem sobre idéias e experiências relacionadas ao campo da educação. O lançamento contou com a presença de professores e ex-alunos articulistas, além de familiares e convidados.

Noite de emoção também pela homenagem póstuma ao professor Orlando Leal Júnior, que por muitos anos integrou o Conselho Editorial da publicação. Ele foi representado pelo filho, também ex-liceísta, Matheus Nunes Rodrigues Leal. Emocionado, o professor João Carlos Silva relembrou a trajetória do educador e o que ele representou para muitas gerações de estudantes.

Nesta edição, encontram-se as mais variadas abordagens teóricas e a descrição de instigantes experiências pedagógicas. Há artigos que versam sobre filosofia, ciência, literatura, saúde, arte, refugiados entre outras questões sociais, constituindo material de reflexão nos vários níveis de ensino, não apenas no Liceu Santista, como também de outros espaços educacionais.

“Cadernos do Liceu Santista é periodicamente construído com o trabalho voluntário e apaixonado de muita gente: profissionais da Educação, alunos e ex-alunos. Cada número de nossa revista é um alento renovado, pois os relatos de experiências, práticas e estudos alçam a Educação para voos mais efetivos”, diz o professor Flávio Roca, integrante do Conselho Editorial e também articulista desta 20ª edição.

Para ele, “a presente edição é uma prova contundente de que nossos estudantes também participam ativamente desses voos, uma vez que contribuíram de forma brilhante com artigos de grande e impactante relevância social. Isso serve de combustível e de motor para a continuidade desse lindo projeto”.

“Pascal e Kierkegaard: consonâncias”, do professor João Vieira dos Santos Filho
“Ciência: visões distintas”, do professor Flávio Oliveira Roca
“O trabalho com sussurradores de poesias na Educação Infantil”, das professoras Patrícia Silveira Barsotti e Sthefanie Belini Teixeira
“Miligramas por vaga”, das ex-alunas Gabriella Habib e Milena Quina