Pesquisa leva alunos da Ed. Infantil a pontos turísticos da cidade

Cada uma das três turmas do Grupo 4 da Educação Infantil visitou um ponto turístico da cidade para colocar em prática a pesquisa sobre animais. Os liceístas foram ao Orquidário, ao Aquário e ao Museu de Pesca para registrar suas impressões em relação a pássaros, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios.

Munidos de pranchetas e canetas, os alunos tiveram liberdade de expressar o que viam e descobriam durante a vista aos espaços. A atividade, que contempla a área de práticas de linguagem, proporcionou estudos de observação, análise das características de algumas espécies, procedimentos de leitura e de escrita nas situações de pesquisa.

Na etapa seguinte, elas socializaram suas anotações e, após uma votação, escolheram três animais para um estudo mais detalhado. A turma A (Orquidário) escolheu o Jacaré de papo amarelo, a Jiboia e o Cachorro do Mato; a turma B (Museu de Pesca) elegeu a baleia, a foca e algumas espécies de peixes; a turma C (Aquário) se decidiu pelo tubarão, pinguim e golfinho.

Espaços

Inaugurado em 1945, o Orquidário abriga animais silvestres, como cotia, mico leão-dourado e veados, além de diversas espécies da Mata Atlântica, como pau-brasil, embaúbas, ipês e palmeiras. As crianças puderam conhecer as formas e cores das bromélias, samambaias e trepadeiras, assim como visitar a estufa que mantém variadas espécies de orquídeas. Toda a vegetação do parque zoobotânico atrai centenas de pássaros que vivem em liberdade em meio às aves mantidas no local. Os visitantes têm a oportunidade de admirar tucanos, gaviões, araras, patos, cisnes e pavões.

O acervo do Museu de Pesca é composto por exemplares de diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos taxidermizados ou suas ossadas, conchas de moluscos, areias, além de maquetes de embarcações, aparelhos e equipamentos utilizados na pesca e em pesquisa oceanográfica, obras artísticas etc. Para o grande público, as principais atrações são um imponente esqueleto de baleia (de uma Balaenoptera physalus, com 23 metros de comprimento e sete toneladas) e exemplares de tubarões.

O Aquário Municipal de Santos é o mais antigo do Brasil e um dos principais pontos turísticos da região. Entre as atrações, estão tubarões-lixa, arraias, salemas, meros, robalos e caranhas (tanque oceânico), além de tartarugas, pinguins, leão-marinho e uma infinidade de espécies de peixes e crustáceos.