Projeto prepara alunos do 5º ano para os desafios do Fund 2

A passagem dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental muitas vezes vem acompanhada de dúvidas, ansiedades e temores. Como são os professores, quantas disciplinas fazem parte do currículo, como é a nova rotina de estudos são algumas das questões que eles levantam com a proximidade do término do Fundamental 1.

Com o intuito de prepará-los para essa nova etapa do conhecimento, a psicóloga Flávia Gonzalez e quatro estagiárias de Psicologia desenvolveram um projeto baseado no livro Lin e o outro lado do bambuzal, de Lúcia Hiratsuka, que trata de amizade, ritos de passagem e respeito às diferenças.

Além da leitura da história, da apropriação dos personagens e sua transcendência, os liceístas participaram de atividades especiais também para desmistificar o desconhecido. Entre elas, conversar com alunos, professores e coordenador pedagógico do 6º ano.

Cápsula do tempo

Esse processo de transformação, como aquele vivenciado pelos personagens da história, culminou com a escrita de uma carta para si mesmo e que só será lida novamente em 2021, quando eles estiverem no 9º ano EF. A ideia é que os alunos tenham a percepção de seu amadurecimento físico e emocional.

Todos os envelopes com as cartas, fotos e outras produções foram acondicionados em uma caixa e lacrada pelas atuais professoras do 5º ano. Essa “cápsula do tempo” ficará guardada na escola e voltará a ser aberta como parte de um projeto na disciplina de Ensino Religioso.