X SIPAT reflete a importância da alegria no dia a dia

A X SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho -, voltada para professores e funcionários do Complexo Educacional São Leopoldo foi realizada entre os dias 15 e 18 de maio. Este ano, o tema escolhido foi “Alegria pega: passe adiante!” e trouxe atividades voltadas para o bem-estar e que refletissem a importância do cuidar-se física e emocionalmente como forma de combater o estresse cotidiano.

A abertura do evento aconteceu no Campus Dom Idílio, com a presença do reitor Marcos Medina Leite, da diretora do Liceu Santista, Cláudia Cristina Santiago, do bispo emérito de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido, representante do setor de Recursos Humanos, Maria Aparecida Vicária, e da presidente da CIPA, Ana Cristina do Carmo F. Barros.

“Apostar na felicidade dos funcionários é acreditar na saúde da própria instituição. É dizer que as pessoas queiram fazer o que estão fazendo e jamais o façam somente pela obrigação ou pela remuneração”, disse a diretora Cláudia em um trecho de seu discurso. E completou: “Eu acredito que a felicidade não pode se restringir aos finais de semana ou aos feriados prolongados. É muito pouco. Aristósteles dizia que o prazer do trabalho aperfeiçoa a alma. Uma das coisas mais gostosas é ter a capacidade de tirar uma fruição, um gosto daquilo que se faz.”

Em seguida, uma apresentação musical com o maestro Beto Lopes deu início às atividades, que foram realizadas nos campi da Universidade, na Mantenedora e no Liceu Santista.

Programação

A programação 2018 da SIPAT incluiu a palestra “Inteligência Emocional e qualidade de vida”, ministrada pelo professor Aristides Júnior; intervenções artísticas com atores do Grupo Gama Produções nos setores de todo o Complexo Educacional São Leopoldo e oficina de gastronomia (cakepop), com a professora Kelly Piasentin. No encerramento, a participação dos Grupo Doutores do Riso, com distribuição de sorvetes.

Sorteios

Todos os colaboradores que participaram de pelo menos uma atividade concorreram a brindes, como bicicletas, convites para cinema, agendas, barracas e cadeiras de praia, livros entre outros, que foram sorteados diariamente. O destaque foi um final de semana no Hotel Fazenda Vale do Sol, em Serra Negra, com tudo pago, e refeição com acompanhante na Estação Bistrô – Restaurante Escola.