Salas multimídia aprimoram relação ensino-aprendizagem

Trazer a tecnologia para dentro da sala de aula é significar o processo ensino-aprendizagem, disponibilizando o que há de mais moderno em termos de equipamento e prática pedagógica. Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do Liceu Santista já estão usufruindo de salas multimídia, que oportunizam aulas mais interativas e produtivas.

Com o auxílio de projetores e Ipads, os professores têm à disposição uma infinidade de recursos que propiciam maior interação com os estudantes. Ampliam-se também as possibilidades de trabalhar diferentes conteúdos utilizando a projeção de filmes, uso de aplicativos especiais, imagens, sons, acesso à internet, entre outros.

O uso dessas ferramentas, entretanto, não substitui a intervenção do educador. Ele mantém o papel de mediador, estimulando, acompanhando as pesquisas, debatendo os resultados com os estudantes. Como a aula se converte em um espaço real de socialização, é possível a troca de informações, a comparação de fontes, o enriquecimento de perspectivas e a adaptação dos dados à realidade dos alunos.

Capacitação

Desde o ano passado, equipe diretiva e professores têm participado de encontros de capacitação para extrair todas as potencialidades que o sistema Uno Internacional disponibiliza por meio de tablets e de parcerias como a Apple, Discovery, ETS entre outras. Em janeiro o grupo liceísta reuniu-se em Brasília (DF) para o Congresso Educar para Transformar, mantendo contato com educadores de todas as regiões do País.

"Nossas aulas em salas multimídia ficaram muito mais dinâmicas e eficientes. Os professores estão sempre de frente para os alunos, que acompanham a aula registrando as explicações em seus cadernos e livros", segundo a coordenadora do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, Alcielle dos Santos. E completa: "Outro recurso muito prático para as aulas de exatas é poder projetar os enunciados e anotar, sobre a imagem, a resolução."

Também os alunos menores têm se beneficiado de aulas mais lúdicas e interessantes. Conforme a professora do 1º ano do Ensino Fundamental, Maria Angélica Yuriko Arata, é possível perceber uma curiosidade maior por parte dos alunos, o que acaba aprofundando o conhecimento em diferentes áreas. "As crianças se envolvem, participam, compreendem e percebem uma relação entre os conteúdos", afirma.

Fotos: Liceu Santistaacolhida01
Com projeção, as aulas
tornam-se mais eficientes

acolhida02