Alunos do Fund 2
e Médio participam
da abertura da CF 2014

Com o tema Tráfico humano e Fraternidade, a CF 2014 foi lançada no Liceu Santista nesta quarta-feira, 12 de março, no auditório Santa Bakhita. Com a participação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, o evento de formação teve o objetivo de apresentar os conteúdos da campanha, que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar.

O coordenador de Pastoral, Sérgio Nogueira Júnior, e as professoras de Ensino Religioso, Katia Rua Nogueira da Silva e Rosemeire Ribeiro Abreu, explicaram para os liceístas a importância de discutir o tema proposto pela CF 2014. Além da canção-tema, também um vídeo foi visto pelos estudantes, que, ao final, fizeram a oração pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano.

Liberdade

Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda.

Esses versos extraídos da obra Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, apontam a liberdade como um valor eterno e inalienável, doado por Cristo a todo ser humano no sacrifício supremo da cruz. Na morte, ele nos deu a vida; no sofrimento, estreitou-nos os laços fraternos.

Esse é o sentido da Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema Tráfico humano e Fraternidade e o lema É para a liberdade que Cristo nos libertou. A campanha traz à luz uma das questões mais graves da atualidade: o tráfico humano. Crime organizado, altamente rentável: 12 bilhões de dólares anuais, apresenta-se sob várias modalidades, entre elas o tráfico para a exploração no trabalho, para a exploração sexual, para a remoção de órgãos e o tráfico de crianças e adolescentes para adoção fraudulenta.

Gente sem rosto e sem voz, a maioria das pessoas traficadas cala-se por vergonha ou por medo de represália, o que constitui um empecilho para a luta em defesa da vida e da dignidade humana das vítimas.

Dada a gravidade e dimensão do problema social, a Igreja, unindo-se a várias iniciativas de organizações da sociedade brasileira, mobiliza-se para o enfrentamento ao tráfico humano, que cerceia a liberdade de nossos irmãos que, como nós, foram resgatados por Cristo.

Reprodução/Liceu Santistafraternidade01
Cartaz oficial da CF 2014