Fotos: Liceu SantistaiPad 01
O uso de novas tecnologias em sala de aula auxilia o aprofundamento de conteúdos
Aulas com iPads
ampliam possibilidades
de aprendizagem

Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do Liceu Santista já começaram a utilizar iPads em salas de aula como complemento ao conteúdo trabalhado em diferentes áreas do conhecimento. O uso da tecnologia a favor da aprendizagem é uma prática que agrega agilidade e aprofundamento aos tópicos estudados. Salienta-se, no entanto, que o professor e o coordenador pedagógico continuam sendo a chave para o sucesso desse novo panorama pedagógico.

"Os iPads entram em sala de aula como um meio de ampliar as possibilidades de aprendizagem. Cabe ao professor, com o apoio da coordenação, escolher o melhor momento para inseri-lo no processo educacional, pois é preciso respeitar as sequências didáticas e todo o seu desdobramento", explica a coordenadora do 9º ano EF e do Ensino Médio, Alcielle dos Santos.

Conhecida como geração touch screen, esse grupo de crianças, jovens e adolescentes constrói e reproduz conhecimentos de forma múltipla, rápida e criativa. Trata-se de uma experiência de ensino que busca a interação e o compartilhamento de conteúdos.

Equipe de TI

Trabalhando em parceria com o corpo docente, a equipe de Tecnologia da Informação do Liceu Santista é responsável por disponibilizar o conteúdo solicitado pelo professor nos tablets. É possível incluir vídeos, áudios, mapas, material produzido pelos próprios educadores, instalar novos aplicativos, além do que já está disponível nos equipamentos, como conteúdos do Discovery Channel, Unesco e Animal Planet.

O trabalho conjunto escola-professor é fundamental para que essa nova modalidade de aprendizagem, apoiada em recursos tecnológicos, seja saudável, equilibrada e com claros objetivos. Isso inclui a criação de uma cultura responsável de acesso às mídias digitais de modo significativo.

iPad 02
Alunos têm acesso a muitos aplicativos utilizados em diferentes disciplinas
iPad 03
Os iPads proporcionam uma experiência interativa de ensino