voltar para capa
topo
 
Fotos: Liceu SantistaSeder Pascal Judaico 01
Centenas de pessoas participaram do Seder Pascal no Liceu Santista
Noite de espiritualidade
com um Seder Pascal Judaico

Compreender um Seder Pascal Judaico para celebrar melhor a Páscoa Cristã foi a proposta do encontro realizado no Liceu Santista na noite de 27 de março, sob a coordenação do padre Fernando Gross. O momento de espiritualidade incluiu reflexões sobre a Pessach - a Páscoa dos Judeus -, a degustação de comidas típicas e seus significados, bem como a apresentação do Coral Judaico Kadosh. Toda a renda obtida no evento foi revertida para o Instituto de Teologia para Leigos Beato José de Anchieta.

Para o coordenador de Pastoral do Liceu Santista, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, o evento proporcionou uma noite de reflexão, espiritualidade e conhecimento. "Nós refletimos sobre nossa própria fé, já que o Judaísmo é a raiz do Cristianismo. Espiritualidade porque vivenciamos uma noite de muitos significados para um povo que foi escravizado, lutou por sua liberdade e ganhou a proteção de Deus. E conhecimento, pois aprendemos os significados dos alimentos consumidos, suas orações e cantos especiais", explica.

Passagem

O Pessach, como é chamada a Páscoa Judaica ou Festa da Libertação, possui muitos rituais. Ela acontece sempre no 14º dia de Nissan (sétimo mês do calendário lunar seguido pelos judeus e equivalente a março e abril no calendário cristão) e dura oito dias.

Para o povo judeu, recordar o fato de libertar-se do cativeiro no Egito significa ultrapassar os limites naturais que impedem a realização de seu pleno potencial. Para eles, o “Egito” de uma pessoa pode ser visível em seu egoísmo, desejos primitivos, vícios. Pessah é uma oportunidade de transcender as limitações e realizar o infinito potencial espiritual em cada aspecto da vida.

No Seder, um banquete reconta
a história da fuga do Egito
por meio de vários alimentos
com função simbólica.

Matzá: uma espécie de pão (ou biscoito) feito de farinha de trigo e água. Simboliza a pressa com que os judeus tiveram para deixar o Egito após a morte dos primogênitos. Como não tiveram tempo de fermentar o pão, ele assou ao sol e tomou um outro formato. Consiste no elemento mais importante do Pessach.

Zeroá: Osso de cordeiro ou galinha grelhado. Faz referêrencia ao animal que era sacrificado em honra de Deus.

Maror: Raiz forte que relembra o sofrimento dos judeus enquanto eram escravos no Egito.

Charousset: Alimento feito com nozes, cravo, canela, passas, maçã e vinho tinto kasher. Representa a argamassa usada pelos judeus para construir as pirâmides egípcias.

Beitzá: O ovo cozido, que simboliza a vida.

Karpass: Tipo de verdura mergulhada em água salgada. É uma referência ao sabor amargo e ao suor do povo na fuga do Egito.


bt
Seder Pascal Judaico 02
O Coral Kadosh entreteve o público com canções judaicas
Seder Pascal Judaico 03
A comunidade liceísta esteve presente, como a coordenadora Angéilica Yuriko e a diretora Cláudia Cristina
Seder Pascal Judaico 04
O padre Fernando Gross em palestra para os presentes no Seder Pascal
Seder Pascal Judaico 05
Momentos de oração
nessa noite de espiritualidade


base
2014 | Liceu Santista | todos os direitos reservados