Fotos: Liceu SantistaRobotica 01
Alunos testam protótipo do sistema solar
Educação Tecnológica
promove conceitos
multidisciplinares

Concentração, criatividade e estratégia são os pilares que norteiam as aulas de Educação Tecnológica do Liceu Santista. A disciplina integra a grade curricular do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e é oferecida também como oficina extracurricular para alunos do 1º ao 5º ano. A cada encontro, os liceístas são estimulados a desenvolver projetos que solucionem determinadas missões de robótica propostas pela professora Cláudia Villas Boas.

Trabalhando em equipe, discutindo possibilidades e planejando ações, os alunos projetam o robô utilizando peças LEGOR , como sensores, motores e engrenagens, e o programam para a realização das tarefas solicitadas. A cada aula, são promovidos os estudos de conceitos multidisciplinares, como Física, Matemática, Geografia, Ciências entre outros.

As equipes são formadas por quatro alunos que se revezam nas funções de organizador, construtor, programador e apresentador / líder. Essas funções são trocadas a cada atividade com o intuito de que todos os integrantes experimentem as diferentes ações, contribuindo para o desenvolvimento da socialização entre os estudantes.

Montagens

Entre os exemplos de robôs montados pelos alunos, destacam-se, de acordo com a faixa etária: o sistema solar, jipe lunar e apontador (6º ano), cobra, girafa e contador de ovos (7º ano), esôfago, mandíbula e guindaste (8º ano), locomotiva, montanha russa e robô resgate (9º ano).

Robotica 02
Concentração na montagem
dos robôs é essencial

Robotica 03