Fotos: Liceu SantistaEstudo do Meio 01
Alunos do Infantil 2 registram espécies no Aquário de Santos
Caminhos para
o conhecimento

Muitos estudos do meio já foram realizados e outros estão agendados, de forma a oferecer aos alunos da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio possibilidades de vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula e ampliação de repertório cultural.

As crianças do Infantil 2 foram ao Aquário Municipal de Santos para conhecer algumas das centenas de espécies raras e curiosas da fauna aquática de diversas partes do mundo. Dentro do projeto "Animais marinhos", que contempla a área de práticas de linguagem, os pequeninos puderam observar e registrar suas impressões em relação aos peixes, tubarões, pinguins, caranguejos e do leão-marinho Abaré Inti.

"O passeio ao Aquário de Santos proporcionou aos nossos alunos os estudos de observação, análise das características de algumas espécies marinhas, procedimentos de leitura e de escrita nas situações de pesquisa, além da escrita de diferentes registros", explica uma das coordenadoras da Educação Infantil, Angélica Yuriko Arata.

Bovespa e teatro

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio subiram a serra para participar de um estudo do meio baseado nas disciplinas de Matemática e de Literatura. O grupo foi conhecer o funcionamento da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), onde receberam informações sobre educação e planejamento financeiro, e assistir à encenação Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, no Teatro Maria Della Costa.

A Bovespa era a bolsa oficial do Brasil até iniciar um processo de fusão com o BM&F (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo), que culminou na criação de uma nova instituição, denominada BM&F Bovespa. Sua sede está localizada no centro da cidade de São Paulo. Possui um serviço, único no mundo, que permite ao investidor, por meio do site das corretoras na internet, transmitir a ordem de compra ou de venda diretamente ao Sistema de Negociação da Bovespa.

Gil Vicente

Livro obrigatório na bibliografia da Fuvest, Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, foi adaptado para o teatro pelo diretor José Paulo Rosa, do Grupo de Teatro Ria. A encenação, homônima à obra literária que data de 1517, mantém-se fiel ao texto original, o que facilita o entendimento, pelos futuros vestibulandos, de características específicas quanto à forma e conteúdo do livro.

Estudo do Meio 02
Cada criança teve liberdade de escolher como efetuar seus registros
Estudo do Meio 03
O trabalho de observação rendeu impressões detalhadas