Fotos: Liceu SantistaCelebração Pascal 01
Na encenação protagonizada por alunos, Jesus compartilha o pão com seus discípulos
Celebração Pascal
reconta os passos de Jesus

Para os cristãos de todo o mundo, a Páscoa é a maior e mais importante festa do calendário, pois ela representa a ressurreição de Cristo e a possibilidade de recomeços. Para comemorar data tão especial, o Liceu Santista realizou no sábado, 12 de abril, sua Celebração Pascal. Centenas de famílias e convidados prestigiaram o evento, que contou com a participação de alunos do Berçário ao Ensino Médio.

"Jesus: das tentações à ressurreição" recontou os passos de Jesus desde que Ele fora levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado, passando pela escolha dos 12 discípulos, a sua entrada em Jerusalém, quando foi recebido com festa. Também foram retratados a última ceia, o recolhimento para rezar no Horto das Oliveiras, a traição de Judas, o julgamento por Põncio Pilatos, a crucificação e, finalmente, a Sua ressurreição.

Antes do início da celebração, foi feita a entrega simbólica dos chocolates doados pela família liceísta durante campanha realizada na escola. Eles foram entregues para as instituições atendidas pelo Liceu Santista: a creche Mundo da Criança, em São Vicente, e o Instituto São José, em Santos.

Cristo ressuscitado

No judaísmo, a Páscoa, em hebraico Pessach, refere-se à festa que celebra a libertação dos israelitas da mão poderosa e tirânica do faraó. É a passagem da escravatura no Egito para a liberdade na Terra Prometida. Por analogia, a Páscoa Cristã nos faz reviver a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. Ao morrer na cruz por amor, destruiu a morte e, ressuscitando, restituiu a dignidade ao ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.

A vitória de Cristo atesta que a morte não é o destino último de todas as coisas. Ao contrário, a última palavra é da vida e não da morte. É essa certeza que nos faz crer na vida eterna.

O encontro com o Cristo ressuscitado e vivente determina a conduta moral do cristão e o fortalece na luta por um mundo novo de justiça, de paz, de liberdade.

Celebração Pascal 02
No deserto, Jesus
passa pelas tentações…

Celebração Pascal 03