Fotos: Liceu SantistaOficina de Manga 01
O aluno Fábio Carneiro ensina a desenhar mangá na biblioteca do Liceu Santista
Aluno Fábio Carneiro,
do 7º ano EF, ministra
oficina de mangá na biblioteca

O aluno Fábio Alexandre Carneiro, do 7º ano do Ensino Fundamental, está ministrando uma oficina sobre mangá na biblioteca do Liceu Santista. Os encontros acontecem às segundas-feiras e são abertos a todos os interessados na arte dos quadrinhos de origem japonesa. A proposta inclui uma contextualização do mangá e práticas de desenho.

"A oficina de mangá é mais um exemplo da importância da escuta e mediação sensível em uma biblioteca que se entende como espaço de produção cultural", explica a mediadora de leitura Viviane Ferreira de Almeida.

Interesse

O desenho, de um modo geral, sempre interessou a Fábio, que já rascunhava seus esboços antes de conhecer o mangá. No entanto, a forma dos traços e o tipo de história desse estilo oriental motivaram Fábio a se aprofundar na técnica.

A oficina de mangá que se realiza no Liceu Santista é sua primeira experiência de ensino. "Espero que seja algo muito legal de se aprender", acredita o aluno, que ja soma em sua coleção "mais de vinte" exemplares.

O que é

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. A palavra é uma junção dos vocábulos man (que signigica involuntário) e (imagem). Sua origem remonta ao Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que, na época feudal, percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas foram escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência.

Oficina de Manga 02
Alunos soltam suas veias
artísticas na produção dos animes

Oficina de Manga 03