Fotos: Liceu SantistaBiologia 01
Alunos fizeram todas as atividades do circuito montado pela professora
Alunos do 3º ano EM simulam
prova prática de Biologia
nos moldes universitários

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de vivenciar uma avaliação prática de laboratório, na disciplina de Biologia, nos mesmos moldes aplicados nas universidades. A proposta partiu da professora Isabela Dias de Castro com o objetivo de oferecer aos liceístas uma visão de como funcionam os cursos que ministram conteúdos da área de Ciências.

Para participar da simulação, as turmas foram divididas em grupos de oito alunos. Ao entrar no laboratório, cada estudante se posicionou em uma bancada e tinha 45 segundos para responder uma questão prática, cujos temas remetiam às experiências já realizadas no decorrer do Ensino Médio. Ao término desse tempo, eles eram encaminhados para a bancada seguinte.

Profissões

Desde o início do ano, a professora Isabela desenvolve no Ensino Médio um trabalho de apresentação das profissões ligadas à Biologia. São vídeos, com duração de 3 a 5 minutos, que mostram cursos como Ciências Biológicas, Biomedicina, Odontologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Oceanografia, Farmácia e Gerontologia.

"O intuito é que os alunos entendam a aplicação dos conteúdos da Biologia nas diferentes profissões e quem sabe despertar neles a vontade de seguir uma dessas carreiras", disse a professora, que também explicou a diferença entre Licenciatura e Bacharelado, além de trabalhos acadêmicos em Pós-graduação, Mestrado e Doutorado.

Biologia 02
Cada questão deveria ser