Fotos: Liceu SantistaAstronomia 01
Grupo de alunos do 9o ano EF fez a prova da Olimpíada de Astronomia
Alunos participam da Olimpíada
Brasileira de Astronomia

Na sexta-feira, 16 de maio, 27 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental fizeram a prova da 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O exame, realizado na própria escola, foi aplicado pelo professor Carlos Alberto Sassaki. Este ano, cerca de 775 mil estudantes de 9 mil escolas públicas e privadas de todo o país participam da Olimpíada. O resultado será divulgado no dia 30 de agosto.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada em uma única fase. Os liceístas participam do nível 3, referente à faixa etária.Todos os alunos que obtiverem nota superior a um valor mínimo estipulado pela organização vão receber um certificado de participação, bem como o professor representante da escola. Também serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a classificação do estudante.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Conteúdo

A prova é compatível com o conteúdo abordado no Ensino Fundamental 2. São sete questões de Astronomia e 3 de Astronáutica. Entre os assuntos solicitados em Astronomia, movimentos da Terra, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão, sistema solar, corpos celestes, origem do universo, fenômenos químicos e físicos.

Já em Astronáutica, exploração de Marte, efeito estufa, buraco na camada de ozônio, corpo humano no espaço, ônibus espaciais e foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton.

Astronomia 02
Alunos participaram de aulas especiais de Astronomia e Astronáutica…
Astronomia 03
… para testar seus