Fotos: Liceu SantistaSpelling Bee 01
Primeira apresentação do Happy Hour Cultural reuniu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio
Projeto Happy Hour Cultural
traz música para a biblioteca

Os alunos Amanda Tato Gama Custódio e Marco Aurélio Leite Lalia, ambos do 1º ano do Ensino Médio, inauguraram com música o mais novo projeto da biblioteca do Liceu Santista: a Happy Hour Cultural. Nessa primeira apresentação de voz e violão, realizada no dia 23 de maio, além dos colegas de turma, também estava presente um público muito especial: as crianças do Infantil 3 com suas respectivas professoras.

"O conceito de uma biblioteca como espaço de produção cultural justifica e potencializa iniciativas como essa, em que o aluno é protagonista. Além disso, o evento oportunizou, por meio da música, uma interação com significado entre os alunos do Infantil 3 e Ensino Médio", afirma a mediadora de leitura e organizadora do projeto, Viviane Ferreira de Almeida.

Com um repertório de músicas em inglês, as crianças ficavam atentas, observando e apreciando a exibição. Mas quando a dupla cantou uma canção da trilha sonora do filme Frozen, elas se empolgaram e cantaram junto.

Para a coordenadora da Educação Infantil, Maria Angélica Yuriko Arata, o interesse por música é inerente ao ser humano, pois faz parte de todos os momentos da vida, desde o aconchego do ninar até as brincadeiras cantadas. "Esse momento na biblioteca uniu alunos de faixas etárias tão particulares e peculiares, mas que, por meio do violão e da voz, possibilitou  esta diversidade de estímulos, sensibilidade e uma série de emoções."

E completa: "As crianças da Educação Infantil puderam, com enorme alegria, cantar, acompanhar os ritmos, dançar ou simplesmente ouvir o que foi proporcionado com tanto talento e seriedade."

Convite

A ideia da Happy Hour Cultural surgiu por acaso, quando Viviane viu o violão cor-de-rosa que a aluna Amanda Tato usaria na apresentação de um trabalho escolar. A proposta para tocar na biblioteca veio no instante seguinte, assim como a resposta afirmativa da liceísta. "Eu chamei o Marco Aurélio para me acompanhar e tivemos apenas três dias para nos preparar", lembra Amanda.

Mas o nervosismo inicial logo perdeu espaço para o entusiasmo por terem como público os pequenos da Educação Infantil. "É legal passar um pouco da nossa geração para eles e esses projetos que a Viviane desenvolve na biblioteca mostram que é possível produzir conteúdo cultural que trazem um brilho especial para o ambiente", relata Marco Aurélio.

Spelling Bee 02
Os liceístas Marco Aurélio Lalia