A boa notícia de que somos filhos e filhas de Deus é a resposta cristã à prática da violência, que nos assusta e nos deixa na dúvida da capacidade de vivermos como irmãos.
Os crimes espalham-se como ervas daninhas e atingem todos os setores da sociedade. A ética, que deve nortear as relações humanas, está esquecida. Hoje temos corrupção, morte e agressividade nos gestos, nas palavras e nas ações.
O mapa do Brasil está vermelho. De um lado, bandos de criminosos constituem-se em verdadeiros estados dentro do estado, estabelecendo regras de convivência e leis próprias. De outro lado, a polícia e o exército, fortemente armados, entram em confronto com os criminosos, o que gera morte e destruição.
Para fazer frente a este estado de guerra, a Campanha da Fraternidade, caminho de conversão quaresmal, tem como objetivo principal o combate à violência. "Fraternidade e superação da violência" é o tema da CF 2018 e o lema, "Vós sois todos irmãos".
Espera-se que o espírito da fraternidade do tempo quaresmal perdure, para que a sociedade se organize em função da dignidade do ser humano. Mais que o uso da força vale armar o coração de amor.