REFLEXÃO
Início do ano letivo. Sensação gostosa de que temos diante de nós uma folha em branco, criando a mais vasta gama de sensações e expectativas. Faz bem sonhar o novo. É tempo de planejar e traçar metas para o ano. Um planejamento detalhado e constantemente avaliado nos permite percorrer, com segurança, os caminhos que se abrem diante de nós e viver as surpresas da vida com leveza e coragem. Tal procedimento é importante para dar ainda mais excelência ao cumprimento de nossa missão.
Com renovado entusiasmo, sentimo-nos preparados para acolher os alunos que chegam, trazendo na bagagem sua história de vida, suas expectativas, seus sonhos. Afinal, quem são os jovens? Como compreendê-los e educá-los na sociedade contemporânea em que a tecnologia e a globalização afetam as relações humanas? Que resposta dar a esses jovens que vivem num ambiente tão violento, que parece serem as armas a única possibilidade de defesa?
Essas questões destinam-se aos educadores interessados em discutir, questionar certezas e dúvidas e que acreditam ser o diálogo o lugar seguro para os jovens aportarem suas frágeis embarcações.
O diálogo nasce do amor, da solidariedade, da esperança e por isso só ele comunica como dois polos que se ligam em busca da realização do mesmo ideal, isto é, uma sociedade cujos valores sejam a ética e o respeito à vida.