VIVÊNCIAS
As vivências sensoriais têm um papel fundamental no desenvolvimento físico, social, cognitivo das crianças. Quando essas experiências de toque, de observação, de sentir os diferentes aromas são integradas à arte, os benefícios em diversas outras habilidades são potencializados.
O projeto "Estimula ação", desenvolvido pela recreacionista Daniela Santiago com os alunos do Grupo 2 Integral da Educação Infantil, busca inspiração em artistas contemporâneos que já utilizam em suas produções o viés sensorial, perceptivo. "Por meio de uma série de atividades, propomos um encontro potente entre o fazer artístico e as experimentações", explica a recreacionista.
Cinco artistas contemporâneos foram escolhidos para ilustrar as atividades com as crianças nos próximos meses. Cada um deles utiliza técnicas e materiais diferentes para produzir esculturas. O primeiro deles é o britânico Andy Goldsworthy, escultor, fotógrafo e ambientalista que pauta seu trabalho no que está disponível na natureza, especialmente folhas secas caídas naturalmente, pétalas de flores, pedras, argila e gelo. Ele foi escolhido para iniciar o projeto com os pequeninos dada a simplicidade e beleza dos materiais utilizados.
As crianças sentiram o aroma de flores, sua maciez, identificaram o formato irregular das pedras, trabalharam com argila, gravetos, sementes e folhas. Sentiram a delicadeza da areia fininha e a rigidez dos seixos (pedras sem pontas), as sensações de surpresa ao tocarem pedrinhas coloridas de gelo.
E o mais significativo: para finalizar essa etapa, os alunos fizeram uma verdadeiro "sopão" com os mais inusitados ingredientes. De grama, laranja e pétalas de flores a cenoura, cascalhos e água, tudo muito bem misturado para a alegria geral da turminha.