PADROEIRA

5º ano EF presta homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat

Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade de Santos, recebeu homenagens dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que foram à Catedral para participar da Hora Santa. Com orações, música, flores e muita alegria, eles representaram toda a família liceísta nesta data tão especial para os santistas.

Tempo de agradecer pelos momentos felizes vivenciados junto às famílias e amigos e de renovar os pedidos a Maria, Mãe de Jesus. Embalados pelas vozes do Coral Canta Mais, regido pelo professor Felipe Borges, os estudantes relembraram a importância da padroeira para a cidade.

8 de setembro

Nossa Senhora do Monte Serrat é homenageada no dia 8 de setembro. Várias são as histórias que se contam da santa milagrosa. Uma delas narra que foi D. Francisco de Souza, governador geral do Brasil que ordenou a construção da Capela do Monte Serrat em 1602 e doou a imagem de Nossa Senhora à Ordem de São Bento, que passou a administrar o santuário.

O primeiro e grande milagre a ela atribuído teria acontecido durante a invasão do pirata holandês Joris Van Spilbergen à costa santista em fevereiro de 1615. Para fugir dos corsários, que incendiaram vários pontos da Vila de Santos, boa parte da população, especialmente mulheres e crianças, refugiou-se no Monte Serrat.

Desesperados, os habitantes rezaram à Virgem do Monte para que os protegesse. Pouco tempo depois, o caminho por onde avançavam os piratas desmoronou, soterrando a maioria, enquanto os restantes voltaram apressadamente para os navios a fim de deixar a barra.

Por meio de lei sancionada pelo então prefeito Antônio Feliciano em 1954, Nossa Senhora do Monte Serrat foi escolhida como Padroeira de Santos e coroada em cerimônia realizada em 8 de setembro de 1955.