CONSCIÊNCIA

A geração de amanhã

Na Semana da Pátria, recrudesce o sentimento  nacionalista, apesar dos ventos selvagens que sopram sobre o país. A Amazônia, em especial, sofre as consequências do modelo econômico "Extrai-Produz-Descarta".

O Hino Nacional canta a pujança da natureza brasileira - "Teus lindos campos têm mais flores" -, que contrasta com a imagem da floresta pegando fogo.

Infelizmente, somos responsáveis pela devastação do meio ambiente. O desmatamento, os incêndios, o aquecimento global são ações que agridem a natureza, cuja resposta são as tragédias ambientais que tanto sofrimento e prejuízo provocam.

A terra encontra-se "gemendo e sofrendo as dores do parto" (cf Rm 8,22). Diante de tal cenário, faz-se necessária a educação para formar cidadãos conscientes da importância do cuidado com o planeta, pois as atitudes e escolhas de hoje constroem a "casa" em que vão morar amanhã.

É tarefa da educação mostrar que a vida é um processo em construção; implica rever padrões de conduta e apontar mudanças que possibilitem construir um mundo sustentável, cujos valores fundamentais são o respeito, o amor a si, ao próximo, à natureza, à vida.