REFLEXÃO

Encontro de Jovens fortalece vínculos afetivos dos alunos do 1º ano EM

Participar do Encontro de Jovens do Liceu Santista é uma experiência única que os alunos do 1º ano do Ensino Médio vão guardar por muito tempo. Durante todo o dia 24 de setembro, eles estiveram reunidos na Igreja São Paulo Apóstolo e compartilharam momentos de reflexão e de alegria, fortalecendo ainda mais seus laços de amizade, respeito e amor ao próximo.

O encontro simbolizou uma caminhada que partiu da infância - com seus brinquedos, seus amigos e seus avós, em especial (participação simbólica das vovós do projeto Vamos Tricotar) - e chegou à adolescência, abrindo possibilidades de discussão sobre ansiedades, descobertas e escolhas.

Durante todo o período, os alunos estiveram acompanhados pelo coordenador de Pastoral Sérgio Pereira Nogueira Júnior, pela psicóloga Flávia Gonzalez, pela orientadora Rita de Cássia Abreu e pela professora Katia Rua Nogueira da Silva.

Na abertura do encontro, a diretora Cláudia Cristina deu as boas-vindas ao grupo e deu início à programação com a leitura de um texto de Carlos Drummond de Andrade sobre a chave que abre as portas da nossa vida. Também o coordenador Lucas Lamosa esteve presente e reiterou que as vivências que eles compartilhariam naquele dia seriam importantes para o amadurecimento deles.

Cooperação

Os liceístas tiveram a oportunidade de participar de atividades cooperativas, como a realizada pelo professor de Educação Física André Santana, mostrando, de forma lúdica e envolvente, a importância do trabalho em equipe e da colaboração mútua.

A psicóloga Luciana França Cescon conversou com os alunos sobre depressão e como reconhecer os seus sintomas em si mesmo e no outro. Romper a barreira da vergonha e pedir ajuda, oferecer-se para ouvir sem julgar o que o outro falar e compreender que a dor de um é diferente da dor do outro foram alguns dos pontos abordados por ela.

A auxiliar de coordenação Danielle Reis, que trabalha diariamente com os estudantes, fechou o encontro explanando sobre a importância da família.