FORMAÇÃO

O protagonismo do jovem

No dia 5 de agosto de 1902, foi lançada a semente que, cuidada com muito zelo, germinou e tornou-se um dos mais conceituados colégios da Baixada: o Liceu Santista. Quantas gerações passaram por aqui, todas conectadas com a evolução dos tempos!

Qual o perfil do jovem de hoje? Quais são as suas expectativas? Para tentar entendê-lo, é preciso vê-lo em movimento constante, pronto para abrir um caminho e nele construir sua história. História de sonhos, de esperanças.

O papa Francisco aposta nos jovens: "... a janela por onde entra o futuro do mundo". Exorta-os a serem os protagonistas da renovação da sociedade e pede que não percam a esperança, apesar das injustiças, corrupção e violência que assolam o país. "Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo."

Nessa longa caminhada de mais de cem anos, o Liceu Santista, a exemplo do papa Francisco, reconhece a importância do diálogo aberto, franco e sem preconceitos para a formação de cidadãos conscientes, aptos a assumir o papel histórico de transformadores da sociedade.