BILÍNGUE

Alunos distribuem marcadores de livros no Valentine´s Day

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram de uma atividade do Ensino Bilígue em alusão ao Valentine´s Day, comemorado em 14 de fevereiro em muitos países, entre eles Estados Unidos e Inglaterra. Essa data não é apenas evocada por casais de namorados, ainda que o foco maior esteja sobre eles. Nas escolas fundamentais americanas, por exemplo, as crianças têm o costume de trocar cartões e doces de todos os tipos.

"O Valentine´s Day festeja o amor universal entre as pessoas, entre os amigos, entre irmãos, de pais para filhos, de neto para avó, enfim, pessoas que se amam", explica a coordenadora do Ensino Bilíngue, Alessandra Marques.

Aproveitando a tradição de trocar presentes, bombons e cartões nesse dia, os liceístas produziram marcadores de livros com mensagens especiais e os colocaram em uma caixa. Na sexta-feira, 14/02, duas alunas acompanhadas pela coordenadora entregaram as mensagens para professores, funcionários e colegas do Fundamental e do Médio. "O mais importante é a sensação de receber uma mensagem escrita com carinho e que simboliza respeito, carinho e amizade."

São Valentim

A primeira vez que se comemorou o Valentine’s Day foi em 14 de fevereiro de 496, quando o Papa Gelásio declarou santo o mártir que batiza a data. São Valentim foi um padre de Roma condenado à morte no século III por defender o direito de soldados do império romano de se casar. A prática havia sido proibida pelo então imperador Claudio II, que acreditava que os homens eram melhores combatentes quando solteiros. Enquanto preso, as pessoas costumavam enviar-lhe flores e cartões dizendo ainda acreditar no amor e no casamento.