Alunos do Ensino Médio participam do projeto My Mark My City da ONU Live

O protagonismo, o engajamento e a criatividade dos jovens são meios poderosos para mudança de paradigmas em diferentes situações. A questão climática é uma delas. No entanto, mais do que apenas acompanhar as alterações significativas do clima no planeta e suas consequências, eles estão partindo para ações mais efetivas. Vide a ativista Greta Thunberg, de apenas 16 anos, que chamou a atenção do mundo para a questão ambiental.

No Liceu Santista, também os jovens estão se organizando. Os alunos Beatriz Prado Ribeiro dos Santos, Cauê Gonçalves Silva, Laura Fernanda de Sousa, Maria Fernanda de Jesus Neves, Pedro Henrique Moreira de Souza e Vitória Novaes dos Santos, todos do Ensino Médio, foram selecionados para participar do Observatório Jovem de Mudanças Climáticas da Baixada Santista, um dos três projetos selecionados pela ação global My Mark: My City, do Museu das Nações Unidas e do Conselho Britânico, promovida em Santos pelo Instituto Procomum.

Por meio do Observatório, liderado pelo geógrafo e professor Adriano Liziero, os liceístas discutiram partes do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em Genebra, Suíça, em 8 de agosto de 2019, e criaram um infográfico com linguagem jovem, tendo como apoio o designer Victor Castanheira e a professora convidada Larissa Maciel.

A arte tem foco na relação entre o uso do solo e a emissão de gases na atmosfera e o que pode ser feito para retardar e/ou minimizar os efeitos nocivos para a população e para o planeta. O infográfico será utilizado em campanhas internacionais, disponibilizado em português, inglês, francês, italiano e espanhol, em mídias impressa e digital, para jovens de diversas regiões do mundo.