COMEMORAÇÃO

Alunos expressam gratidão no Thanksgiving Day

O Thanksgiving Day é um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos. Ele é comemorado com um dia de gratidão por tudo de bom que aconteceu ao longo do ano. Na quarta quinta-feira de novembro, as famílias norte-americanas têm o costume de preparar um banquete onde não faltam o peru recheado, purê de batata, molho de cranbery, milho cozido e torta de abóbora com canela.

A data também foi lembrada no Liceu Santista nas aulas do ensino bilíngue. Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio produziram coloridas árvores de gratidão, coladas nas portas e paredes da escola, onde cada folha continha um agradecimento pessoal em inglês. As turmas também compartilharam um café da manhã coletivo.

Os liceístas do 1º ao 5º ano também deixaram sua contribuição ao Dia de Ação de Graças, como o Thanksgiving Day é conhecido no Brasil, e explicitaram a sua gratidão em folhinhas ou em penas de um simpático peru.

Tradição

Em 1620, um grupo de ingleses migrou para os Estados Unidos para dar início a uma nova vida. Eles chegaram na região de Massachusetts e formaram a vila de Plymouth. O primeiro inverno da comunidade foi extremamente rigoroso, fazendo muitas vítimas.

Os índios daquela região decidiram ajudá-los oferecendo suprimentos e ensinando-os a plantar e caçar. A primeira colheita com o auxílio dos nativos foi farta, por isso decidiram agradecê-los oferecendo um grande banquete, que durou três dias.

Por muitos anos, o Thanksgiving foi comemorado pelas famílias, mas a data oficial - a quarta quinta-feira de novembro - foi instituída em 1863 pelo então presidente Abraham Lincoln como o Dia Nacional de Ação de Graças.