DESMISTIFICAR

Projeto Crescer e Transformar-se reúne alunos do 5º e do 9º ano EF

O projeto Crescer e Transformar-se é desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental desde 2015. Ele tem o intuito de prepará-los para a nova etapa de estudos no 6º ano, trabalhando com eles dúvidas, ansiedades e temores. Entre as atividades, está a produção de uma carta escrita para si mesmo e que será aberta quando eles estiverem no último ano do Ensino Fundamental.

E essa data chegou. A turma que deu início ao projeto - hoje no 9º ano - foi a primeira a abrir a "caixa do tempo", reviver aquela época em que tinham 10 ou 11 anos e reler seus próprios escritos. Como as professoras dos menores estavam presentes para fechar a caixa do 5º ano, houve um lindo reencontro delas com os seus ex-alunos do Fundamental 1. As famílias foram convidadas para assistir a essa última etapa do projeto, confraternizando o final do ano letivo.

Desmistificar o desconhecido

Elaborado pela psicóloga Flávia Gonzalez e pelo coordenador de Pastoral Sérgio Nogueira Júnior, com a participação da orientadora Rita de Cássia Erra, o projeto Crescer e Transformar-se,  é inspirado no livro Lin e o outro lado do bambuzal, de Lúcia Hiratsuka.

Após a leitura da história, da apropriação dos personagens e sua transcendência, os alunos participaram de atividades também para desmistificar o desconhecido. Entre elas,  conversar com alunos, professores e coordenadora pedagógica do 6º ano.