Pais e alunos participam de construção coletiva do Projeto Pedagógico

O Projeto Político-Pedagógico do Liceu Santista é uma construção conjunta de alunos, professores, famílias e funcionários que define a identidade da escola. Em momentos distintos, cada grupo se reuniu com a equipe pedagógica e contribuiu com sugestões para tornar a escola cada vez melhor.

"A participação de todos os setores da escola é fundamental para termos um olhar plural e coletivo. As colaborações são muito bem-vindas e certamente enriquecem o nosso PPP", afirma a diretora Cláudia Cristina T.M. Santiago.

As reuniões com pais e alunos foram realizadas separadamente. Em ambos os encontros, a diretora Cláudia Cristina mostrou um histórico da instituição, que em 2020 completa 118 anos de fundação. Nesse período, se consolidou tendo como base a formação constante de seu corpo docente, a vanguarda no sistema de avaliação, o perfil acolhedor visando à educação integral do aluno, entre outros pontos.

Cooperação

Após as explanações, os participantes foram convidados a expressar o que funciona na escola, o que pode melhorar, além de colaborar com novas ideias. Cada um pôde fazer sua colocação, por meio de post its, em um painel. O resultado será partilhado durante as reuniões pedagógicas com os professores.

Missão, Visão, Valores

Nos encontros realizados com os professores ao longo do ano, foram redefinidos os conceitos de missão, visão e valores do Liceu Santista.

Missão: Contribuir para formação de um ser humano ético, justo, que respeite a diversidade e que seja capaz de atuar como agente transformador na sociedade.

Visão: Ser uma escola de referência pela qualidade na educação pautada no diálogo, criticidade e reflexão, ciente do seu compromisso social e cultural.

Valores: Ética e senso de justiça, Confiança, autoconhecimento e criatividade, Respeito e empatia, Solidariedade e fraternidade, Valorização da vida.