INCLUSÃO

Mediadoras participam de encontro sobre inclusão

Um grupo de 20 mediadoras do curso de Pedagogia que atuam junto aos alunos em inclusão, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental e Médio, participou do encontro sobre inclusão "Falando sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)", ministrado pela psicóloga escolar Flávia Gonzalez.

O Autismo - TEA é um quadro complexo do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação social e interesses restritos e repetitivos que afetam cerca de 1% da população mundial.

"Existem várias nuances no espectro autista, em alguns casos podemos estar à frente de um indivíduo com graves questões cognitivas e não verbal e em outros casos o quadro pode ser menos severo", explica a profissional.

O diagnóstico do autismo é clínico e quem o faz são os médicos especialistas, como um neuropediatra ou um psiquiatra da infância e da adolescência. Segundo a psicóloga, em geral, a partir de um ano e meio de idade, alguns sinais de autismo já podem ser identificados, até mesmo mais cedo em casos mais graves.

Direito de todos

Flávia explica que o encontro sobre inclusão foi pensado por acreditar que todos podem aprender, que a educação é um direito de todos. "A inclusão é uma realidade e uma necessidade no âmbito escolar. Para que cada vez mais possamos incluir com excelência, precisamos estudar, pois para educar é preciso conhecer."