9º ano faz visita exploratória no Sabina Parque do Conhecimento

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de participar de uma visita exploratória e interativa no Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP). O intuito do estudo do meio foi oferecer ao grupo de alunos uma oportunidade para entender e experimentar a Arte, a Ciência e a Tecnologia de forma lúdica e significativa.

Por ser um dos principais centros interativos do Estado de São Paulo, o Parque Sabina, em seus 11 mil metros quadrados, disponibiliza um acervo constituído por aparelhos e equipamentos tecnológicos que favorecem a compreensão das forças fundamentais do universo e sua aplicabilidade resultante da criatividade humana. O foco dos alunos foram as atividades relacionadas ao estudo de Física, Química, Sistema Solar, Vida e Saúde, embora tenham visitado o Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea – Pinacoteca de Santo André.

Com o auxílio de monitores, os estudantes vivenciaram experimentos na área da Mecânica (com balanças, engrenagens e polias), dinâmica dos fluidos (gerador de tornados) e Leis de Newton. Em eletricidade, destaque para o Gerador de Van de Graaff (que arrepia os cabelos dos participantes), condutores e isolantes. Em Óptica, os alunos conheceram um espaço dedicado ao estudo da luz e de suas propriedades.

Na Sala da Vida, réplicas de dinossauros, fósseis, sítio paleontológico, tanque de observação, aquário, pinguinário, serpentário e nave simuladora Fúria da Natureza, que dá aos visitantes a sensação de proximidade a fenômenos como furacões, tornados, vulcões e terremotos.

Jardim sensorial

Uma vivência realizada no jardim sensorial buscou estimular todos os sentidos dos alunos. Antes de entrar, prestaram atenção aos sons do entorno do parque. Em seguida, de olhos vendados, os estudantes que optaram por tirar os tênis experimentaram o tato, pisando em grama, seixos e areia. Sentiram aromas de ervas perfumadas, como alecrim e hortelã, e degustaram outras como manjericão e orégano fresco.