Nossa História

Do sonho da educadora Eunice Caldas nasceu, em 1902, o Liceu Feminino Santista, cuja trajetória, marcada por muitas lutas e desafios, é um exemplo de coragem e tenacidade de sua fundadora, que sempre lutou pelos direitos da mulher à cultura e ao trabalho.

Ela, no entanto, não estava sozinha nessa obra arrojada para a época: senhoras da sociedade santista, conscientes da importância de um ensino de qualidade e irmanadas pelo mesmo ideal de Eunice Caldas, fundaram a Associação Feminina Santista com o objetivo de manter escolas maternais e o Liceu Feminino Santista, criado para formar professoras especializadas na educação infantil.

Funcionando em salas de estabelecimentos de ensino, cedidas em caráter provisório, o número de estudantes crescia, de modo que em 1905 foi inaugurada a sede própria do Liceu Feminino Santista na Rua da Constituição, 321.

Ao vencer os problemas de ordem administrativa e econômica que surgiam, a diretoria da Associação soube conduzir a escola com pulso firme, tornando-a uma das mais conceituadas instituições educacionais da cidade. No entanto, à medida que o Liceu Feminino se expandia, aumentavam as dificuldades administrativas enfrentadas pela Associação, até que, em 1977, a escola, já como Liceu Santista, assim denominado a partir de 1975, passou a integrar o complexo educacional da Sociedade Visconde de São Leopoldo e em 1984 mudou-se para o prédio da Rua Euclides a Cunha, 264, no bairro da Pompeia.

Hoje, já em sua nova casa, localizada na Avenida Francisco Glicério, 642, no José Menino, Santos, o Liceu Santista orgulha-se de sua trajetória de desafios, de coragem e de crença na educação que, inspirada em valores cristãos, propõe-se a formar profissionais e cidadãos aptos a atuar na sociedade com ética e competência.