Encontro de jovens celebra a amizade e laços familiares

Momentos de reflexão e de boas lembranças foram vivenciados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio que participaram do Encontro de Jovens do Liceu Santista. Eles se reuniram na Igreja São Paulo Apóstolo, participando de atividades de fortalecimento de vínculos familiares e de amizade. A diretora Cláudia Cristina T.M. Santiago e a coordenadora do Ensino Médio, Alcielle dos Santos, fizeram a abertura do encontro, desejando aos estudantes um dia especial para ser lembrado por muito tempo.

O intuito do encontro, organizado anualmente pela psicóloga Flávia Gonzalez e pelo coordenador de Pastoral Sérgio Pereira Nogueira Júnior, foi oferecer aos liceístas a oportunidade de relembrarem sua infância, seus brinquedos, seus amigos e suas alegrias até chegarem à fase atual – a adolescência -, com suas conquistas, desafios e descobertas.

Na programação do encontro, dinâmicas que trabalharam a questão da consciência e da responsabilidade por cada escolha feita ao longo da vida, bem como o sentimento de amar e ser amado.

Representantes do projeto Vamos Tricotar têm uma participação muito especial no encontro. Elas representam os avós dos alunos e compartilham aquele carinho que enche o coração de saudade.

Cooperação

Alguns professores foram convidados para compartilhar esse momento com os estudantes. O professor de Educação Física, André Santana Martins, realizou atividades cooperativas que buscavam, de forma descontraída, o fortalecimento da amizade, da confiança mútua e do trabalho em equipe. Também a orientadora Rita de Cássia Erra, as professoras Kátia Rua Nogueira da Silva, Sônia Aparecida de Brito, Isabela Dias, Cláudia Heloísa Andria e Mariana Barreto Simões permaneceram com os estudantes durante um período, dividindo com eles momentos de alegria e descontração.

Dois psicólogos foram convidados a conversar com os liceístas: Dorian Rojas sobre sexualidade e Sérgio Marques Jabur sobre desafios da adolescência. A professora Ana Margareth Junot fechou o encontro com um momento que aflorou as emoções dos liceístas, fazendo-os perceber a grandeza da vida e a importância da família.

Um grupo formado por alunos do 3º ano do Ensino Médio, que também foram encontristas, trabalhou como voluntário durante o Encontro de Jovens 2014, auxiliando os organizadores ao longo da jornada.