Alunos se despedem do Médio para trilharem novos caminhos

A formatura dos alunos do 3º ano do Ensino Médio fechou mais um ciclo de estudos e abriu as portas para novas experiências na universidade. A cerimônia foi realizada no ginásio poliesportivo da escola e reuniu muitos familiares, amigos, professores e funcionários da instituição. Memórias do cotidiano escolar, as brincadeiras, as amizades, os professores e principalmente a saudade que fica após anos de convivência foram lembrados pelos formandos por meio de seus oradores, que representaram as três turmas.

“Há pessoas aqui que vão para um pouquinho longe, mas que nunca vão deixar de morar em nossos corações. Sentiremos saudades. Professores, inspetores e coordenadores, sim, vamos manter contato e marcar encontros durante a nossa vida. Contudo, é com pesar que nos despedimos de vocês no nosso dia a dia. (…) Saibam que cada um de vocês plantou uma semente que jamais morrerá em nossa alma”, lembra a formanda Nicole Beatriz Sant´Anna Dias, do então 3º ano A.

Uma vida passada no Liceu Santista. Foi assim que o formando Marco Antonio Soares Cabral Vargas de Oliveira, do 3º ano B, se referiu ao seu tempo na escola. ” Foram 16 incríveis anos que passei no Liceu Santista, uma trajetória que me orgulho muito de ter percorrido, onde somente posso adotar a gratidão por tudo que eu vivi e me foi proporcionado nesses anos. Eu me senti mais do que em uma escola. Eu me senti em casa. Eu me senti em um lugar rodeado de colegas, amigos e irmãos. (…) Se me sinto em casa, é porque minha família está por perto, e de fato está. Posso chamar o Liceu Santista de minha casa e o 3ºB de minha família.”

A formanda Nathália Fernandes Oliveira Carvalho, do 3º ano C, recorda que, na madrugada do dia 25 de novembro, após o último dia de aula, sentiu um “embrulho” dentro de si. “Todos os sentimentos pareciam entrelaçar-se e bailar no silêncio. Todos aglomerados, mesmo que com suas diferenças: a insegurança amiga da confiança, a insensatez abraçando a responsabilidade,a tristeza roubando beijos da felicidade, o desespero segurando a mão da esperança. Percebi que o corredor extenso do Liceu passou a ser o nosso caminho para a imensidão do mundo afora. O caminho turbulento, onde passamos por situações estressantes e não víamos a hora de acabar o Ensino Médio: semans lotadas de provas e trabalhos, vestibulares, meses nos preparando para o fórum, vestibulares, escolha da faculdade, vestibulares, cursinhos, vestibulares, seminários, vestibulares. Entretanto, esse mesmo caminho conseguiu ser essencialmente maravilhoso. Nele, encontramos pessoas extraordinárias, experimentamos situações únicas que se alojarão eternamente em nossa memória.”

Paraninfo

Eleita paraninfa pelos liceístas, a professora de Biologia, Isabela Dias, emocionou a todos com o seu discurso. Ela tomou todos os formandos para si, como filhos postiços, elencando as qualidades de cada um deles. Ela foi aplaudida de pé pelos alunos, pelos familiares e convidados, pelos componentes da mesa solene, em um momento que ficou eternizado no coração dos que presenciaram tamanha declaração de amor.

Celebração litúrgica

O coordenador de Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, e a formanda Vitória Santos Oliveira realizaram a celebração litúrgica com a leitura do Evangelho de Lucas 1,39-46. “Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judeia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Em alta voz exclamou: ‘Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse! Então disse Maria: Minha alma engrandece ao Senhor (…)”.

Homenageados

O professor de Química, Flávio Oliveira Roca, e a funcionária Márcia Fernandes Reis Sérgio foram homenageados pelos formandos.