Jovens vereadores são empossados na Câmara Municipal

A Câmara Jovem de Santos empossou, no dia 4 de abril, os 21 jovens vereadores e seus suplentes para a quarta legislatura do projeto. Entre eles, os alunos Matheus de Amorim Giovanetti, do 1º ano do Ensino Médio, e Willians Amaro da Rocha Filho, do 8º ano do Ensino Fundamental, eleitos vereador e suplente, respectivamente.

O projeto, que teve início e 2014, já teve quatro presidentes, sendo três deles alunos do Liceu Santista. Matheus Giovanetti, que já participa há dois anos, foi eleito pelos colegas presidente da Câmara Jovem de Santos. Pelo segundo ano consecutivo, um liceísta é escolhido para presidir a legislatura. Em 2017, Enzo Ferreira, hoje no 3º ano do Ensino Médio, também foi eleito presidente, assim como em 2014/2015, o ex-aluno Fernando Flórido de Rezende.

A solenidade de posse foi realizada no plenário Dr Oswaldo de Rosis e contou com a presença da diretora Cláudia Cristina Santiago, da vice-diretora Neide Maria Santos, de familiares e amigos dos liceístas. O Presidente da Casa, vereador Adilson Junior recebeu os jovens vereadores e presidiu a solene, acompanhado do vice-prefeito Sandoval Soares, autor do projeto que criou durante seu mandato como vereador.

Capacitação

Entre os dias 26 e 28 de março, o grupo de jovens vereadores participou de encontros de capacitação na Câmara Municipal, onde lhes foram apresentadas as as competências de um vereador, o processo legislativo, funcionamento das Comissões Permanentes e da Mesa Diretora.
Outros encontros foram realizados na Estação da Cidadania com a Coordenadoria de Juventude e Forum da Cidadania, na Secretaria de Educação com a Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Seduc e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).