1º ano EM participa de roteiro religioso em São Paulo

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram de um roteiro religioso em São Paulo (SP) para conhecer quatro templos: Nossa Senhora da Paz (Catolicismo), Congregação Israelita Paulista (Judaísmo), Mesquita Central (Islamismo) e Templo Tzong Kwan (Budismo).

O objetivo do estudo foi proporcionar aos liceístas o contato com diferentes manifestações religiosas, conhecendo peculiaridades e pontos em comum, como a amor a Deus sobre todas as coisas. Durante todo o trajeto, o grupo foi acompanhado pela orientadora Rita de Cássia Abreu Erra e pela professora de Ensino Religioso, Kátia Rua Nogueira da Silva.

Nossa Senhora da Paz

A paróquia de Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro da Liberdade, foi fundada em 1940 e ficou conhecida como a igreja dos imigrantes italianos de São Paulo. Ela integra a Missão Paz, uma organização que acolhe imigrantes e refugiados, entendendo suas histórias, respeitando suas identidades e celebrando a interculturalidade no encontro das diversidades.

Mesquita

Mantida pelo Egito, a primeira Mesquita da América Latina está localizada no bairro do Cambuci e foi inaugurada em 1929. O prédio atual, já ampliado, data de 1956. Por respeito aos preceitos da religião muçulmana, os alunos e alunas utilizaram entradas diferentes para chegar ao salão das orações diárias, também tiraram seus sapatos e sentaram-se em lados opostos. As meninas cobriram totalmente seus cabelos com um véu.

De origem árabe, as palavras Islã e Islamismo significam submissão absoluta da criatura ao criador. A religião é baseada em cinco pilares: testemunho de que Deus é único (e Mohamed é seu mensageiro); orações cinco vezes ao dia; contribuição (os mais ricos ajudam os mais necessitados); jejuar no mês do Ramadã e peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida se tiver condições financeiras e físicas.

Budismo

O Templo Tzong Kwan, localizado na Vila Mariana, foi fundado por pelo Venerável Mestre Pu Hsien, de Taiwan, em 1993. Seguindo o costume oriental, os alunos também tiraram seus sapatos para entrar no salão cerimonial, onde ficam as imagens dos Buddhas e Bodhisattvas. Elas têm a função de servir como símbolos das virtudes e ideais que os praticantes devem cultivar.

Existem três ensinamentos budistas: um que trata da ética ou moral, com seus preceitos em relação ao comportamento dos monges e leigos, um que trata das técnicas de meditação para desenvolver a concentração e um com conteúdos puramente doutrinário ou filosófico. Na visita ao templo, os liceístas tiveram a oportunidade de aprender algumas técnicas de meditação, incluindo postura e respiração.

Congregação Israelita

A Congregação Israelita Paulista (CIP) é a maior congregação judaica da Améria Latina com cerca de 2 mil famílias. Entre as atividades promovidas pela entidade, estão os serviços religiosos, grupos de estudos judaicos, escola judaica, coral e cursos para a terceira idade.

O Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Na CIP, fundada em 1936 por um grupo de imigrantes judeus refugiados da Alemanha nazista, os liceístas conheceram o espaço onde são realizadas as três orações diárias e também os simbolismos religiosos, como a Torá, que reúne os cinco primeiros livros da Bíblia; e o candelabro Menorá, com seis lâmpadas iguais e uma diferente, simbolizando o descanso no sétimo dia.