24 de junho: Dia de São João Batista


São João Batista é o protetor dos enfermos, criou o batismo e batizou seu primo Jesus. Em alguns lugares do mundo, as festas juninas são conhecidas como festas Joaninas. São João foi canonizado pelo próprio Jesus no ano 30. Entre os costumes católicos, a Festa Junina é marcada pelo levantamento do mastro de São João.

O “Santo Festeiro” nasceu em nasceu na Judeia no ano 2 a.C. e se tornou popular. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, prima de Maria, Mãe de Jesus. São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno.

Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.

Ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo, daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza.

Herodes

No ano 27 d.C. João Batista morreu decapitado a mando de Herodes, que vivia em adultério com a mulher de seu irmão, Herodíades. No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou de forma tão surpreendente que, admirado, Herodes prometeu dar o que ela quisesse.

Orientada por Herodíades, a filha pediu a cabeça de João Batista numa bandeja, porque João condenava o comportamento adúltero do casal.