3º Encontro de Corais relembra canções dos Anos 60

O 3º Encontro de Corais Professora Maria Helena Machado Guimarães reuniu no auditório Santa Bakhita quatro grupos vocais, que apresentaram um repertório inspirado em canções dos anos 60 e encantaram o público, que doou litros de leite a serem revertidos para os idosos do Lar Vicentino. Além do coral anfitrião, o Canta Mais, outros três grupos vocais integraram o evento que homenageia a ex-diretora do Liceu Santista: Vozes da Fé, Coral da Escola CMV e Univozes.

Corais

Regido pelo maestro Felipe Vasques Borges, o Coral Canta Mais, do Liceu Santista, foi fundado há 11 anos e atualmente é composto por 22 vozes. O grupo apresentou as canções “Estúpido cupido” (Neil Sedaka/Greenfield/versão: Fred Jorge), “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones” (M. Luzini/F. Migliacci/versão: Brancato Jr), “Se todos fossem iguais a você” (Tom Jobim/Vinícius de Moraes) – esta regida pelo maestro convidado Adrián Colicigno – e “Broto legal” (Celly Campello).

O Coral Vozes da Fé é formado por 35 pessoas que trabalham nas diversas pastorais da Igreja Jesus Crucificado. Regido pela maestrina Lúcia Maria Nogueira Fidalgo, trouxe no repertório as canções “Ave Maria dos Andores” (Vicente Paiva/Jaime Redondo), “As coisas que eu gosto” (Richard Rodgers), “Andança” (Paulinho Tapajós/Danilo Caymmi/Edmundo Souto), “O pato” (Jaime Silva/Neuza Teixeira) e “Papai Walt Disney” (Antonio Savona/Giovanni Giacobetti/versão: Espírito Santo).

O Coral da Escola CMV teve início em janeiro de 2016 como parte integrante do curso de música da instituição. O grupo, regido por Rita de Cássia dos Santos, é formado por cerca de 25 jovens que apresentaram as canções “Por enquanto” (Renato Russo), “Yesterday” (John Lennon/Paul McCartney) e “Du Ba” (Autor desconhecido).

Formado há cinco anos no Colégio Universitas e com 45 integrantes, o Coral Univozes, regido pela maestrina Sandra Diogo Moço, interpretou as canções “Noite dos mascarados” (Chico Buarque), “Garota de Ipanema” (Tom Jobim/Vinícius de Moraes) e “Tiro ao Álvaro” (Adoniran Barbosa).

Ao final, todos os corais voltaram ao palco para entoar a canção “Banho de lua” (P. de Filippi/F.Migliacci/versão: Fred Jorge).

Homenagem

Maria Helena Machado Guimarães dedicou sua vida às artes e oa Liceu Santista. Sua história mistura-se à da escola, onde atuou por mais de 30 anos como professora, coordenadora do antigo Leopoldinho, vice-diretora e diretora.
Inspirou gerações de professores, funcionários e alunos, incutindo neles o amor pela vida e o senso de justiça. Também fez da música, em especial o canto coral, um meio de reverberar a beleza e a delicadez de uma arte que encanta e emociona a todos.