6º ano EF visita as instalações do Seminário São José

Com o intuito de vivenciar o projeto “Conhecendo espaços sagrados”, desenvolvido nas aulas de Ensino Religioso, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental foram visitar o Seminário São José, localizado no Morro da Nova Cintra, e mantido pela Diocese de Santos.

No local, que é cercado por silêncio, pela Mata Atlântica e por pequenos animais como pássaros e saguis, os estudantes foram recebidos pelos próprios seminaristas, que explicaram o funcionamento do espaço sagrado e as dimensões que os envolvem: a espiritual, a pastoral, a comunitária, a psicológica e a intelectual.

“O objetivo da visita é levar os alunos a mergulhar nas raízes da experiência do espaço e despertar a atenção para a descoberta da transcendência, que são expressadas nas várias tradições religiosas”, explica a professora Rosemeire Abreu, que acompanhou os alunos juntamente com o coordenador de Ensino Religioso e Pastoral, Sérgio Nogueira Júnior.

Atualmente, 18 seminaristas vivem no Seminário São José, sendo que parte deles está cursando a Faculdade de Teologia em São Paulo e os demais, a Faculdade de Filosofia em Santos. O período de formação dos seminaristas dura 8 anos até que eles sejam ordenados sacerdotes e encaminhados para as paróquias da Diocese, que engloba as nove cidades da Baixada Santista.