8º ano EF visita exposição Arte-Veículo no Sesc-Santos

A mostra Arte-Veículo, sediada no Sesc-Santos e com curadoria de Ana Maria Maia, foca a relação de artistas e grupos com os meios de comunicação de massa no Brasil e a habilidade dos primeiros em buscar espaços na imprensa hegemônica a despeito de acordos e de convites.

Por meio de intervenções midiáticas impressas, televisivas, radiofônicas e digitais, além de instalações e objetos, analisadas sob a conjuntura histórica, social e midiática em que surgiram, entre as décadas de 1950 e 2000, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer cerca de 100 trabalhos divididos em seis núcleos, denominados a partir de verbos que denotam um conjunto de ações: duvidar da verdade, perder-se, duelar, “ouviver”, hackear e ficcionalizar.

Acompanhados pelas professoras de Arte, Andréa Dall´Antonia, e de Língua Portuguesa, Andreia Carvalho, os liceístas foram convidados pela monitoria da exposição a refletir sobre as obras e a interagir com elas. A proposta sugerida foi que eles escolhessem um dos trabalhos e compartilhassem com os colegas seu entendimento utilizando, simbolicamente, um microfone e uma câmera de papelão.