9º ano celebra término do curso e início de nova etapa de estudos

Marco importante na vida dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a formatura celebra o término de uma etapa de estudos e início de uma nova fase em suas vidas – desta vez no Ensino Médio -, com suas novas descobertas e amadurecimento. Por isso, esse momento de alegria foi especial tanto para os formandos quanto para suas famílias. A cerimônia, realizada na segunda-feira, 17 de dezembro, no ginásio poliesportivo do Liceu Santista, coroou esforços, ampliação do conhecimento, novas experiências e também muitas amizades.

O coordenador de Pastoral, Profº Me. Sérgio Pereira Nogueira Júnior, e a aluna Mariana Prado Pires de Oliveira realizaram a celebração litúrgica com a leitura do Evangelho de Mateus (5,13-16): “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

Oradores

Os oradores Cindy Miranda, Felipe Matis, Maria Eduarda Santana e Leonardo Galvão, dos 9ºs anos A, B, C e D, respectivamente, proferiram seus discursos em nome da turma. “Quando nós somos crianças, temos aquela ideia de que crescer vai demorar uma eternidade. Que quando tivéssemos 14, 15 anos, seríamos tão responsáveis quanto os nossos pais. E, quando menos esperamos, estamos a um passo dessa responsabilidade e começamos a querer ser criança outra vez”, diz um trecho lido por Cindy. E, em tom de saudade, completa: “Um dia vamos nos formar na escola e depois na faculdade, e por mais que nos separemos, nunca vamos esquecer do que vivemos juntos ou das pessoas que conhecemos.”

Para Felipe Matis, “a preparação para o futuro próximo agora se tornará mais intensa e, com isso, novas e grandes responsabilidades irão cair em nossas mãos”. Ele lembra também a oportunidade de estudar em uma “escola incrível, considerando seu tamanho e a atenção dedicada a cada aluno”. E arremata: “aquele que esse ano se despedem do Liceu sentirão saudades de conviver com tantas pessoas (…), toda a atenção e carinho de todos os funcionários, as tias da recepção, o pessoal da segurança e da limpeza, que ajudam a tornar esse ambiente ímpar”.

A formanda Maria Eduarda Santana identificou sua turma, o 9º ano C, como uma grande família, onde “cada um chegou em um tempo, alguns estão aqui desde pequenos, outros chegaram agora, mas todos escreveram e construíram sua história aqui, no Liceu”. Também fez um agradecimento especial: “A vocês, pais, que deixaram seus bens mais preciosos enfrentarem uma nova fase em uma escola gigantesca, com muita gente e professores novos, nosso muitíssimo obrigada. Vocês nos permitiram fazer parte de uma família maior ainda, o Liceu Santista, que além de escola, foi um lugar onde enfrentamos dificuldades sim, mas também pudemos nos tornar pessoas mais gentis, com mais valores morais, éticos e principalmente mais humanas, porque o terrível é pensar que, no mundo em que vivemos, temos que ensinar seres humanos a terem mais humanidade dentro de si. O Liceu conseguiu agregar mais esse valor em nossas vidas.”

“Estamos em um momento de mudanças, transformações físicas e emocionais. Sabemos que podemos contar com os conselhos e com a experiência de vocês, pais e professores. Cometeremos erros, faz parte do aprendizado, mas nesse momento queremos ter nossas decisões respeitadas”, pontuou o formando Leonardo Galvão.

Paraninfo

As turmas do 9º ano elegeram o professor Marcus Vinícius de Castro Santos como paraninfo. Emocionado, leu seu discurso lembrando que “cada sermão, cada bronca era porque eu sempre me importei; sempre quis que vocês dessem seu melhor. (…) Mas sabe, gente, eu sou assim mesmo. E sou feliz. E o que de mais sincero posso desejar a vocês senão a felicidade? Gostaria que vocês possam lembrar de mim por esses momentos descontraídos e risonhos, que lembrem que a vida precisa ser vivida com alegria e que nada faz sentido nas coisas que fazemos se não fizermos com amor e felicidade.”

Além dos familiares, que receberam um botão de rosa dos formandos, também a professora Cecília Queiroga de Jesus Alves e a funcionária Rosilda de Mello foram homenageadas pelos liceístas.