Alunos da Ed. Infantil e Ensino Médio partilham conhecimentos

O que será que os alunos do Grupo 5 da Educação Infantil e do 2° e do 3° ano do Ensino Médio, em especial, têm em comum, além de estudarem na mesma escola? O conhecimento partilhado. As turmas tiveram a oportunidade de participar de uma construção coletiva sobre seres vivos por meio da observação da semente do feijão branco, tarefa que integra a sequência didática da área de Ciências Naturais da Educação Infantil.

Sob a orientação da professora de Biologia, Isabela Dias, e das respectivas professoras do G5, Patrícia Barsotti, Alessandra Martins e Andréa Leocádio, a atividade teve início no laboratório, quando os estudantes observaram a semente com o auxílio de lupas e microscópios para perceber a existência de um embrião, uma mini plantinha já pronta que sairá ao germinar. O projeto foi finalizado com a plantação “a várias mãos” dos feijões na horta da Educação Infantil.

A cada etapa do processo, os maiores atuaram como mentores dos pequeninos, instigando-os a identificarem as evidências do que são seres vivos. As descobertas foram socializadas e registradas em relatórios.

“O Ensino Médio teve um papel fundamental na orientação e condução das reflexões nas etapas que incluem a investigação no laboratório”, afirma a professora Patrícia, que reitera também a importância da socialização de faixas etárias distantes com conteúdos em comum.

Plantio

Para que as crianças pudessem entender o processo de germinação do embrião que está dentro da semente, o próximo passo da sequência de estudos foi o plantio dos feijões para o acompanhamento das fases de crescimento da nova plantinha.

“Esse foi um momento bastante esperado pelas crianças, que queriam apresentar as hortas privativas, e também pelos alunos do Ensino Médio, já que muitos ainda guardam as lembranças de quando passaram pela Educação Infantil naquelas mesmas salas”, observa a professora Isabela.