Alunos da Educação Infantil retomam atividades na horta

Cuidar da natureza é dever de todos e de cada um de nós. E se o zelo pelo meio ambiente começa já em tenra idade, a chance de as novas gerações usufruírem de qualidade de vida é maior. Com o intuito de dar prosseguimento às vivências com a terra, desde o ano passado o Liceu Santista desenvolve o Projeto Florescer com alunos da Educação Infantil.

As turminhas se reúnem quinzenalmente com o pedagogo Tomás Otoni, que ludicamente explica a importância de proteger a natureza para a manutenção da vida no planeta. Com músicas e atividades práticas, como rega, observação e plantio de sementes, os pequeninos se sentem envolvidos e comprometidos com a proposta, que inclui ainda práticas alimentares saudáveis e a conscientização de familiares como multiplicadores.

O Projeto Florescer segue os princípios da permacultura, que norteia ações éticas de cuidado com o planeta, com as pessoas e a partilha dos excedentes. É um processo permanente baseado no respeito à vida, afirmando valores e atitudes que contribuem para a transformação humana, social e para a preservação ecológica.

Hortas

As hortas da Educação Infantil já estão com novas mudas e árvores frutíferas. Os dois minhocários também já estão produzindo húmus e chorume, que serão utilizados pelas crianças no plantio de novas espécies.