Alunos do 2º ano EF visitam a Pinacoteca Benedicto Calixto

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental visitaram a Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, para conhecer algumas obras do pintor que dá nome ao espaço. As crianças foram recebidas pela contadora de história Eliana Greco, que, de forma lúdica, narrou a infância do pintor.

Além das obras de Calixto, os liceístas puderam observar a arquitetura do próprio casarão branco, com seus mais de 100 anos de existência. O imóvel foi construído em 1900 pelo alemão Anton Carl Dick e serviu de residência para a família por uma década. Em seguida, foi vendida para o exportador de café Francisco da Costa Pires, que permaneceu na casa por três anos e teve de vendê-la por conta de dificuldades financeiras. A casa passou a ser a sede do Asilo dos Inválidos.

Patrimônio

O casarão foi declarado de utilidade pública e, em 1979, tombado e declarado patrimônio histórico. Em 1986, a prefeitura inicia as obras de restauro do Casarão. Seis anos depois, como homenagem a Benedicto Calixto, é instalada a Pinacoteca, que reúne 53 obras do artista, nascido em Itanhaém e considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século 20.

Calixto iniciou sua carreira retratando em telas o cotidiano, cultura e costumes de Santos e regiões próximas. Pintou marinhas, retratos, paisagens rurais, urbanas e, em especial, obras religiosas, que lhe renderam a Comenda de São Silvestre, outorgada pelo Papa Pio XI, em 1924.