3º ano EM apresenta estudos científicos no Fórum de Atualidades

O resultado de um ano de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento foi apresentado pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio na edição 2018 do Fórum de Atualidades. Os trabalhos foram divididos em seis eixos: saúde, tecnologia, economia, comportamento social, cultura, política e sociedade.

Entre os temas escolhidos pelos liceístas, estão o doping no esporte, a relação fome e obesidade, a corrida espacial das empresas privadas, notícias falsas veiculadas na internet, inteligência artificial, criptomoeda (Bitcoin), crise econômica mundial, inclusão, pirataria digital, a mulher na sociedade atual entre outros.

Além dos professores envolvidos nos projetos, ex-alunos e familiares vieram prestigiar as apresentações dos liceístas, inclusive a ex-professora Regina Helena Tunes, que no ano passado foi a orientadora do fórum e veio do Rio de Janeiro para assistir às explanações.

Multidisciplinar

Por ser um evento multi e interdisciplinar, os alunos não buscam apenas reunir informações de diferentes disciplinas para estudar um determinado assunto, mas estabelecer um interação entre elas, ampliando a compreensão e tornando-a mais significativa.

Desde o primeiro semestre, os alunos começaram a ser orientados quanto ao conteúdo a ser desenvolvido e à redação do artigo científico que culminou na apresentação final. Os estudantes aprenderam sobre a concisão dos dados apresentados, verificação da estruturação de orações e parágrafos para garantir a clareza e a objetividade da pesquisa, seguindo as orientações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).