Alunos do 3º ano EM prestam Exame Internacional Cambridge

Alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma seletiva para prestar o Exame Internacional da Universidade de Cambridge, que se divide em três níveis: básico (KET), intermediário (PET) e avançado (FIRST). De acordo com a pontuação adquirida, os estudantes foram direcionados para os níveis específicos.

No sábado, 23 de junho, o grupo liceísta esteve focado na avaliação que determina o domínio da língua inglesa nas quatro habilidades: leitura (Reading), fala (Speaking), audição (Listening) e gramática (Grammar). As provas são corrigidas na Inglaterra e depois remetidas para a escola.

“Esse é um exame longo e complexo, exigindo dos alunos muita concentração. O grupo foi muito elogiado pelos avaliadores, o que nos deixou muito felizes, já que é o resultado de um trabalho intensivo com eles”, explica a coordenadora do Ensino Bilíngue, Alessandra Dias Vieira Marques.

Vasto vocabulário, capacidade de construir argumentos e o uso adequado de diferentes estilos de comunicação para diversas situações do cotidiano são requisitos fundamentais para conquistar bons resultados no exame Cambridge. Ressalta-se também a importância do conhecimento das normas cultas, graus de formalidade e entendimento das diversas circunstâncias de interação social.

Exames iniciais

O KET (Key English Test) é um exame destinado aos alunos que possuem conhecimento básico da língua inglesa. Por ser o primeiro nível dos testes, ajuda o candidato a ganhar confiança no idioma e a mensurar o progresso do seu aprendizado. A aprovação no KET comprova que ele consegue lidar com a comunicação cotidiana oral e escrita, ou seja, o necessários para viagens, situações de estudo e de trabalho.

O PET (Preliminary English Test) é o segundo nível dos exames e atesta uma valiosa qualificação para os candidatos que desejam estudar no exterior. Utiliza materiais referentes à vida real e abrange as quatro habilidades linguísticas principais: leitura, expressão escrita, compreensão auditiva e expressão oral.

O FIRST/FCE (First Certificate of English) comprova o conhecimento de inglês suficiente para compreender as mensagens essenciais de textos sobre temas práticos e abstratos, comunicar-se com espontaneidade e fluência, produzir textos detalhados, argumentando e expressando opiniões.